Publicidade Online no Brasil Cresce para R$ 16,4 bilhões no Primeiro Semestre de 2023

Publicidade Online no Brasil Cresce para R$ 16,4 bilhões no Primeiro Semestre de 2023

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O mercado brasileiro de publicidade digital teve um salto de 11% nos primeiros seis meses de 2023, alcançando um impressionante total de R$ 16,4 bilhões. Esta informação é proveniente do relatório Digital AdSpend Brasil, uma colaboração entre o IAB Brasil e a Kantar Ibope Media.

Os principais propulsores desse crescimento foram os anunciantes de pequeno e médio porte. Estes aumentaram seus aportes em 13%, o que correspondeu a três quartos do crescimento geral. Enquanto isso, os 50 principais anunciantes também elevaram seus investimentos, com um aumento de 8%.

Onde foi o foco dos gastos em publicidade?

Mais de 60% do investimento em publicidade digital foi direcionado a cinco setores: comércio (27,18%), serviços (13,35%), mídia (7,81%), eletrônicos e informática (5,96%) e financeiro (5,94%). Vale ressaltar que 76% do investimento total foi para dispositivos móveis, com desktops acumulando os 24% restantes.

Certos setores, que atualmente alocam menos de 30% de seus orçamentos em publicidade digital, apontam para um grande potencial de expansão no futuro. Entre eles estão: minas e energia, construção, telecomunicações, saúde, higiene doméstica, farmacêutico, administração pública e jogos.

Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, destaca:

A ascensão dos pequenos e médios anunciantes ilustra a natureza inclusiva da publicidade online. Com o comércio liderando em investimentos, é evidente a influência significativa do e-commerce nesse segmento.

E quanto a outras plataformas?

Quando observamos a distribuição dos recursos, 55% foram para plataformas sociais, seguidos de search (30%) e publishers (15%). Os vídeos foram o formato preferido, recebendo 37% dos investimentos, enquanto 33% foram para display e 30% para search.

O relatório também mostrou um crescimento na aquisição de anúncios via agências, que teve um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse método representou 67% do total, enquanto os investimentos diretos dos anunciantes compreenderam os 33% restantes.

Olhando para o futuro, 83% dos anunciantes planejam manter ou elevar seus investimentos em 2024, sendo que 67% deles estão inclinados a investir mais em vídeos online.

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